Foto FL1

Frederico Lourenço no Porto de Encontro a 29 de abril

Frederico Lourenço é o convidado especial da 55.ª sessão do Porto de Encontro, que se realiza a 29 de abril no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Nesta sessão, de entrada livre e com início marcado para as 17.00, o vencedor da edição 2016 do Prémio Pessoa apresenta também Apóstolos, Epístolas, Apocalipse, o segundo volume da tradução da Bíblia que tem vindo a fazer a partir do grego. As leituras serão realizadas pela atriz Emília Silvestre.

Ver mais

João Tordo nos Estados Unidos da América em abril

O autor João Tordo estará em viagem pelos Estados Unidos da América, entre 2 e 12 de abril, marcando presença em várias universidades nas cidades de Boston e Nova Iorque e participando na VI Conferência Literatura em Língua Portuguesa. Este evento é uma iniciativa do Centro de Língua Portuguesa Camões na UMass Boston e do Boston Portuguese Festival, em articulação com os Consulados Gerais de Portugal, do Brasil e de Cabo Verde em Boston, com a Universidade de Harvard e com o Latin American and Iberian Studies Department da UMass Boston.

Ver mais

Joel Neto

Joel Neto nos Estados Unidos em março

O autor Joel Neto fará uma passagem pelos Estados Unidos da América, entre 8 e 18 de março, no âmbito da promoção dos livros Arquipélago e A Vida no Campo. Iniciará a sua viagem com uma minidigressão pelas comunidades luso-americanas da Califórnia, estando dia 8 em Tulare e dia 9 em Santa Clara. Participará, em seguida, no XLII Congresso Luso-Americano/LAEF, em San José, no dia 10, para apresentação das suas obras, e no dia 11, numa comunicação sobre os Açores.

Ver mais

bruno india

Bruno Vieira Amaral é convidado para Festival Literário de Hyderabad, na Índia

O autor Bruno Vieira Amaral estará de visita à Índia para a 8.ª edição do festival literário da cidade de Hyderabad, entre 27 e 29 de janeiro. O escritor participará num debate, no dia 28 de janeiro, sobre as novas vozes e a nova literatura europeia, e numa sessão de leituras onde dará a conhecer um excerto de As Primeiras Coisas ao público do festival, no dia 29. No painel de debate estará acompanhado de Javier Montes, escritor e tadutor espanhol, e Eluned Gramich, escritora e tradutora de origem alemã e galesa, com moderação a cargo de David Lopez-del Amo, diretor da agência literária SINICUS, sediada em Pequim.

Miguel Miranda (C)

Miguel Miranda visita Bruxelas para debate sobre literatura portuguesa

O autor Miguel Miranda estará presente no dia 19 de janeiro, quinta-feira, em Bruxelas, para uma conversa com Valério Romão e Dulce Maria Cardoso sobre literatura em tempos de crise. A conversa é uma iniciativa do BOZAR, Palácio de Belas-Artes de Bruxelas, em parceria com o Instituto Camões e terá lugar no Studio, na rue Ravenstein, com início às 20.00. A moderação estará a cargo de Joaquim Pinto da Silva, diretor do Orfeu, centro cultural, livraria e editora sediada em Bruxelas. Saiba mais aqui.

Joel Neto

Grande Reportagem TSF sobre A Vida no Campo de Joel Neto

Leva-me à Estrada do Paraíso é a reportagem de Fernando Alves, para a TSF, sobre o Lugar dos Dois Caminhos, onde o autor Joel Neto hoje reside e descreve no seu mais recente livro,  A Vida no Campo. O jornalista viajou até à freguesia de Terra Chã, na ilha Terceira, para conversar com o autor sobre a experiência da ilha e as histórias e as vozes que lhe dão forma. Escute a reportagem aqui.

Joel Neto

Joel Neto participa em Conferências da Luso-American Foundation de São José, nos Estados Unidos da América

O autor Joel Neto é um dos convidados das Conferências da Luso-American Foundation a ter lugar na Universidade de São José, no Estado da Califórnia, entre os dias 10 e 11 de março de 2017. Sem programação fechada até à data, esta é já a 41.ª edição da iniciativa organizada pela Luso-American Foundation, nascida em 1963.

Ver mais

Teolinda Gersão vence Prémio Vergílio Ferreira

A autora Teolinda Gersão foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora. A cerimónia de entrega está marcada para março de 2017. O júri destacou o trabalho da escritora pela «alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto».

Ver mais

Frederico Lourenço

Frederico Lourenço é o vencedor do Prémio Pessoa 2016

Frederico Lourenço é destacado com o Prémio Pessoa 2016, por ter «vindo a oferecer à lingua portuguesa as grandes obras da literatura clássica.» Anunciado em 9 de dezembro, o autor, tradutor, poeta e ensaísta é reconhecido no ano em que publica o primeiro volume da tradução integral da Bíblia a partir do grego. Sobre este projeto, que apenas termina em 2020, o presidente do júri Francisco Pinto Balsemão destaca os «elevados critérios de integração contextual, histórica e linguística».

Ver mais

2016_Cartaz Afonso Cruz polonia-page-001

Afonso Cruz visita Polónia a convite do Instituto Camões

Afonso Cruz estará de visita a duas cidades da Polónia, Varsóvia e Cracóvia, a convite do Instituto Camões. O autor participará em dois encontros literários e será orador de uma palestra sobre a sua vida como autor e o seu processo de escrita, dirigida aos alunos da Universidade de Varsóvia. O autor já publicou na Polónia o romance A Boneca de Kokoschka, editado pela Nisza. Ver mais

leitura bruno no station literature - Cópia

Bruno Vieira Amaral apresenta As Primeiras Coisas na Polónia

Bruno Vieira Amaral apresentou o seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, no festival polaco Station Literature 21. O autor leu um excerto da obra em português, com tradução simultânea, considerada o Livro do Ano para o projeto europeu Literary Europe Live, da plataforma Literature Across Frontiers. Veja em baixo o registo fotográfico da leitura.

Ver mais

Paulo Sousa Coelho

Bruno Vieira Amaral participa no festival Station Literature 21, na Polónia

O autor Bruno Vieira Amaral subirá no dia 17 de setembro ao palco do festival Station Literature 21, a ter lugar em Sienna, Polónia, para apresentar a um público internacional o seu romance As Primeiras Coisas, eleito Livro do Ano pelo Literary Europe Live, um projeto da plataforma europeia Literature Across Frontiers, no âmbito da seleção das dez novas vozes da literatura europeia deste ano.

Ver mais

O Pintor Debaixo do Lava-loiças_Brasil

O Pintor Debaixo do Lava-loiças editado no Brasil

O romance de Afonso CruzO Pintor Debaixo do Lava-loiças, foi editado no Brasil pela Peirópolis. É o terceiro livro que a editora publica do autor: o primeiro, Viagem às Terras de Portugal, como ilustrador, e o segundo, A Contradição Humana, como ilustrador e escritor. É o sétimo livro publicado no território brasileiro, entre romances e literatura infantojuvenil.

c Vitorino Coragem - principal

João Tordo participa em festival literário Semana Negra, no Uruguai

João Tordo esteve presente na Semana Negra, encontro literário internacional que celebra o género policial, em Montevidéu, Uruguai. O autor participou na mesa com o título «O mundo de um escritor português», no passado dia 10 de agosto, com o escritor e jornalista uruguaio Jaime Clara.

tolentino

José Tolentino Mendonça participa em «Viagem Literária» da Porto Editora

José Tolentino Mendonça é um dos convidados da penúltima edição da Viagem Literária, a ter lugar no Theatro Circo, em Braga, pelas 21.30 do dia 5 de agosto. O poeta estará acompanhado do escritor Alberto S. Santos e a moderação ficará, como em todas as outras edições, a cargo de João Paulo Sacadura.

Viagem Literária é um ciclo de conversas com escritores organizado pela Porto Editora em vários pontos do país. Depois de Braga, é em Viana do Castelo que se encerrará este ciclo de conversas.

Carla Maia de Almeida © Paulo Sousa Coelho

Carla Maia de Almeida participa no Festival White Ravens, na Alemanha

Carla Maia de Almeida estará presente na 4.ª edição do Festival White Ravens para a Literatura Infantojuvenil, a ter lugar no Castelo de Blatenburg, em Munique, entre os dias 16 e 21 de julho de 2016. A autora visitará várias escolas para sessões de leitura e conversas com os alunos. Em 2014, o seu livro Irmão Lobo foi selecionado para o catálogo do festival, no entanto, a autora é a primeira convidada portuguesa a integrar a seleção de autores do Festival.

Flores_Brasil

Flores, de Afonso Cruz, editado no Brasil

O mais recente romance de Afonso Cruz, Flores, foi editado no Brasil pela Companhia das Letras. É o primeiro livro que a editora publica do autor, e o sexto livro publicado no território brasileiro, entre romances e literatura infantojuvenil.