Tudo sobre João Tordo
FacebookTwitterGoogle+

As Três Vidas

Prémio Portugal Telecom 2011 e Prémio Literário José Saramago 2009.

Direitos vendidos para: Argentina (Editorial Crack-Up), Brasil (Língua Geral), Croácia (Naklada Ljevak), França (Actes Sud), Sérvia.

História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, Três Vidas é um dos mais importantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.

António Augusto Milhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX. O nosso narrador – um lisboeta de origens modestas – entra na história quando Milhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida. A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, que desaparece após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

«João Tordo réussit à nous faire tourner les pages au rythme angoissé de l’impossible quête. L’ auteur portugais né en 1975 invente un thriller poétique où la tristesse l’emporte encore sur le suspense et le désir de verité» | Livres Hebdo sobre Le Domaine du Temps (As Três Vidas)

Editora: Companhia das Letras (2018)
Comprar: Wook