Para Maiores de Dezasseis
FacebookTwitterGoogle+

Para Maiores de Dezasseis

Obra selecionada pela Biblioteca Internacional da Juventude para a Feira de Bolonha.

Livro incluído no Plano Nacional de Leitura.

O tema central do livro, embora delicado, é extremamente atual: uma rapariga de 15 anos que se envolve com um homem de 29 anos. A protagonista feminina, Dulce, é uma «Lolita» do século XXI: rapariga adolescente, antes uma criança gordinha, que se reinventa fisicamente mas que altera também o seu interior para se adaptar às pessoas com as quais se cruza.

Emocionalmente uma criança, mas com corpo de mulher, utiliza o poder que a sociedade lhe dá para seduzir um homem adulto sem pensar nas consequências. O protagonista masculino, Eddie, não é exatamente o «Lobo Mau», mas veste muito a pele de cordeiro: mais velho, mais experiente, é nitidamente um efebófilo. Sente o medo de ser apanhado em falta e a ilegalidade da situação, mas está viciado na excitação, no perigo e na adoração dela.

Um romance de superior qualidade literária sobre um tema candente, que encara os problemas de frente ao mesmo tempo que foge aos estereótipos.

«Ana Saldanha faz neste livro uma abordagem realista ao tema, constrói personagens verosímeis e consistentes, usando uma linguagem acessível a leitores mais jovens.» | Rita Pimenta, Letra Pequena.

Editora: Editorial Caminho (2009)
Comprar: Wook