9789898093189
FacebookTwitterGoogle+

O Silêncio

Livro distinguido com o Prémio P.E.N. Clube Português de Ficção, 1981.

Traduções da obra e edições estrangeiras:

MIĉení, 2009, Torst (República Checa);

Das Schweigen, 1987, Frauenbuchverlag/ Verlag Antje Kunstmann (Alemanha).

O Silêncio é uma história de amor. Um diálogo entre Afonso, um cirurgião famoso de meia-idade, e a jovem Lídia, que se torna sua amante e o liberta de um casamento convencional e frustrado. Lídia fala de si, de sua mãe, Lavínia, do seu modo inquieto de olhar o mundo. Mas o que Lídia conta é exactamente o que Afonso não quer ouvir.

Publicado pela primeira vez em 1981.

«Um livro-data da ficção portuguesa do período a que poderemos chamar o pós-25 de Abril.» | Eduardo Prado Coelho, Jornal de Letras, Artes e Ideias.

«Uma das maiores revelações da ficção portuguesa nos últimos tempos. Aplaudido, esgotado, premiado, o seu primeiro romance. As palavras, belíssimas, não são esbanjadas. Uma prosa densa e leve, sem nada a mais e sem nada a menos, parada no ponto exacto.» | Clara Ferreira Alves, Jornal de Letras, Artes e Ideias.

«O Silêncio tem uma escrita de invulgar qualidade na recente literatura portuguesa; a cada releitura nos fica esta sensação de que “só conseguimos traduzir o que pensamos através de semelhanças longínquas, como se o verdadeiro sentido nos escapasse”. Cabe agora a outros leitores o gosto de ler e reler o livro de T.G., encher o “silêncio” de ecos, provar que “a literatura não se converteu em silêncio”, não se tornou “apenas imanente”, que as palavras não ficam “cercadas, bloqueadas” e que antes nos nasce a “vontade de cantar”.» | Paula Morão, Expresso.

«Até agora, sem dúvida o melhor livro de 1981. Um dos livros que eu mais amei nos últimos anos.» | Maria Teresa Horta, Revista Mulheres.

Editora: Sextante Editora (2007 (5.ª edição))
Comprar: Wook