Capturar
FacebookTwitterGoogle+

O Que É o Livro?

Traçando, na complexidade dos seus principais factores, a história do livro e o modo como ele definiu a nossa civilização e analisando as principais transformações económicas e culturais que a têm atravessado nas últimas décadas, José Afonso Furtado procura ainda, nesta reflexão sobre o Livro, apresentar as linhas que, no contexto das metamorfoses impostas pela sociedade da informação, perfilam já de um modo inquestionável as novas características e o novo papel do livro na civilização do futuro.

«O Que É o Livro? é uma obra de grande qualidade, não apenas pela imensa soma de informações que nos dá, em páginas de um notável rigor enciclopédico, e de uma assinalável capacidade de síntese, como pela forma ponderada e inteligente como José Afonso Furtado coloca o grande problema com que nos confrontamos nos nossos dias: estaremos de facto a viver uma extraordinária revolução de que nem ainda nos apercebemos  de todas as consequências?» | Eduardo Prado Coelho, Cadernos BAD.

«[...] para além da cuidadosa organização do texto, sempre claro e reflectido, escrito com vivacidade e com ritmo, para além mesmo da impressionante soma de informação que contém e que desde logo o torna em bibliografia indispensável nestas matérias.» | Bernardo Pinto de Almeida, Artes e Leilões.

«O que é o livro? Quem é José Afonso Furtado? Estas duas perguntas não devem ser formuladas separadamente.» | Maria Leonor Nunes, «Um livro aberto», Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Editora: Difusão Cultural (1995)