Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa (2013)
FacebookTwitterGoogle+

Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa

Criadas estranguláveis e bons malandros, cabeleireiras ambiciosas e escritores inseguros, heterónimos ressuscitados e professores suspeitos, polícias cansados e almocreves incansáveis, mulheres-anjo e mulheres-demónio, marialvas e tímidos, ex-seminaristas e assassinos profissionais, emigrantes e retornados, padres e ministras, heróis e vilões.

Ao longo de mais de um século e meio, os melhores autores portugueses contribuíram para a riqueza e diversidade desta galeria onde não raras vezes o leitor encontrará o reflexo dos seus vizinhos e familiares, dos seus amigos e colegas de trabalho e onde não se deverá espantar por encontrar o seu próprio reflexo. Porque estas figuras compostas de papel, tinta e palavras são, afinal, pessoas como nós.

Pela primeira vez, cinquenta das melhores e mais representativas personagens da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos são apresentadas num único livro. Os textos escritos por Bruno Vieira Amaral são um convite à leitura dos romances, o habitat natural de cada uma das personagens, mas também um extraordinário retrato da história e evolução de um país, Portugal.

«Bruno Vieira Amaral escreve com a paixão e a vertigem de um grande leitor, aliando a um incrível poder de síntese uma escrita pintada com muita melancolia e o perfume da poesia. Além de levantar o véu sobre 50 criaturas que se tornaram eternas, Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa faz-nos ter vontade de bater à porta de suas casas, seja para reatar uma amizade antiga ou meter conversa pela primeira vez. Um livro verdadeiramente precioso, Bruno Vieira Amaral está de parabéns.» | Pedro Miguel Silva, Rua de Baixo.

Editora: Guerra & Paz Editores (2013)
Comprar: Wook