exp_1.indd
FacebookTwitterGoogle+

Grécia Revisitada: Ensaios sobre Cultura Grega

Revisitar a Grécia é reencontrar Portugal. Nesta aliciante introdução à Cultura Grega, dirigida a leitores de todas as áreas e interesses, Frederico Lourenço, professor universitário, romancista e premiado tradutor da Odisseia em verso, revisita a Grécia do espírito: a Grécia de Homero e Platão; mas também a Grécia de Camões.

Ítaca, Atenas, Alexandria, Bizâncio, Coimbra e Lisboa são os portos a que atraca a navegação. No encalço de Ulisses, mítico fundador da identidade portuguesa, o leitor é convidado a seguir e cruzar rotas que tanto partem da Grécia Antiga em direção ao Renascimento português como desembarcam na nossa poesia do século XXI. As bússolas mantêm-se de época para época: Amor, Morte, Sexo, Beleza e Metafísica. Mas é mar aberto. E como diz Homero, nunca pode ser vindimado.

«Com a tradução da Odisseia e, agora, com esta Grécia Revisitada Frederico Lourenço contribuiu para que o interesse pela cultura e pela literatura da Grécia clássica se alargasse a um público mais vasto […]. Os textos reunidos neste livro, vindos de um classicista que se move com igual à-vontade na literatura moderna e na do Renascimento, são aliciantes, mesmo para um público não especializado.» | António Guerreiro, Expresso

Editora: Cotovia (2009)
Comprar: Wook