Enciclopédia da Estória Universal — Recolha de Alexandria
FacebookTwitterGoogle+

Enciclopédia da Estória Universal — Recolha de Alexandria

Livro distinguido com o prémio LER/Booktailors na categoria de Melhor Design de Capa — Literatura, 2013.

Este volume da Enciclopédia da Estória Universal, entre várias citações, curiosidades, mitos e anedotas orientais, inclui ainda entradas sobre monges que vivem pendurados em enormes prateleiras de livros e que nunca tocam no chão; diz-nos que Alice no País das Maravilhas nasceu de uma enxaqueca; conta história do sultão Osman III, que abominava música e mulheres; e narra episódios da vida de Umt Arslan, o governador otomano que tinha fama de comer leões.

Num tom, por vezes solene, outras irónico, mas sempre lúdico, esta enciclopédia revela-nos toda a História que a História esqueceu e ignorou.

«À medida que cria vasos comunicantes entre os seus livros, Afonso Cruz vai dando forma a um universo literário em expansão, aparentemente caótico na sua exuberância erudita e omnívora, mas de uma consistência e coesão admiráveis.» | José Mário Silva, LER.

«Original, cativante e impressionante. A Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Alexandria, de Afonso Cruz é um verdadeiro mimo.» | Cláudia Sérgio, Bela Lugosi is Dead.

Editora: Alfaguara (2012)
Comprar: Wook