Contos à Moda do Porto (1996)
FacebookTwitterGoogle+

Contos à Moda do Porto

Obra premiada com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 1996.

Nestas estórias, um variado rol de personagens disfuncionais, que vivem à margem da sociedade estereotipada das metrópoles, desenha-nos, tendo como cenário a cidade do Porto, o mapa inesperado de uma humanidade que, ainda que insólita, de repente sentimos nossa vizinha.

«[…] A história que cada conto conta raramente é a que está à vista, é antes a “outra” história, a história que, sob a história narrada, pulsa como um fio de água subterrâneo correndo entre as circunstâncias e os episódios da narração e desaguando lentamente no coração, mais do que na razão, da leitura.» | Manuel António Pina, texto de apresentação do livro no Ateneu Comercial do Porto.

«[…] [U]ma expressão enxuta, exacta, por vezes envolvente e alada.» | Fernando Venâncio, Jornal de Letras, Artes e Ideias.

«Congeminar ou idealizar, escrever e convencer, são nesta obra atributos indesmentíveis, independentemente do grau de fantasia efabuladora, que é verdadeiramente surpreendente.» | Ramiro Teixeira, Primeiro de Janeiro.

Editora: 11×17 (2014 (1.ª edição: 11x17, 1996))
Comprar: Wook