Bichos Diversos em Versos
FacebookTwitterGoogle+

Bichos Diversos em Versos

Livro incluído no Plano Nacional de Leitura.

Seleção White Ravens 2010.

Coletânea de 14 composições poéticas da autoria de António Manuel Couto Viana, ilustradas por Afonso Cruz, Bichos Diversos em Versos marca o regresso à literatura para a infância de um dos nomes mais relevantes do teatro infantil em Portugal.

Nesta publicação, onde o universo animal funciona como elo coesivo dos vários textos, o autor propõe vários jogos poéticos, nos quais o humor marca presença, a partir dos nomes dos animais, dos seus elementos mais estereotipados, da tradição literária oral e popular que é aqui recriada e, às vezes, subvertida, além de outras referências intertextuais.

Os poemas, geralmente de medida curta, exploram com subtileza inúmeros efeitos sonoros, rítmicos e melódicos, apelando a uma leitura oralizada, quase dramatizada, se quisermos ser fiéis ao passado do autor. As imagens sublinham a dimensão humorística dos textos, recorrendo a elementos caricaturais de diferentes géneros, constituindo uma interessante parceria com os textos e reforçando a coesão do livro.

Editora: Texto Editores (2008)