A Segunda Morte de Anna Karénina (2013)
FacebookTwitterGoogle+

A Segunda Morte de Anna Karénina

Obra finalista do Prémio Literário Fernando Namora 2013.

Violante tinha, desde criança, um talento raro para a representação e, com a ajuda de Luís Henrique, um grande ator com quem acabou por se casar, tornou-se uma das mais aplaudidas atrizes portuguesas do princípio do século XX. Contudo, os que a veem brilhar e afirmar o seu génio no palco dos maiores teatros nacionais desconhecem o terrível segredo que minou a sua vida e levou para longe o marido numa noite que podia ter acabado em tragédia.

Agora que Violante visita, longe da multidão, o jazigo de Rodrigo — um jovem oficial português caído na guerra das trincheiras em França —, espera finalmente sentir o desgosto da mãe que não chegou a ser, mas descobre que o filho que não criou carregava, afinal, no peito um peso tão grande ou maior do que o seu. E, com o espectro das recordações que essa revelação desencadeia, regressa também inesperadamente o próprio Luís Henrique, desejoso de obter, ao fim de tantos anos, a resposta que Violante não lhe pôde dar. O problema é que, numa conversa entre dois atores de exceção, nunca se sabe exatamente o que é verdade.

A Segunda Morte de Anna Karénina é um romance sobre o amor sem limites, a traição e os custos da vingança — e também uma obra arrojada sobre as tensões homossexuais reprimidas, sobre as vidas desperdiçadas de tantos portugueses na Primeira Guerra Mundial e sobre as diferenças, se é que existem, entre o teatro e a vida real.

«Do fundo das trincheiras, enterrado com o seu segredo, Rodrigo assiste ao espetáculo da solidão e da morte, escrevendo cartas de amor; da boca de cena, no teatro, contracena-se e agradecem-se aplausos que fazem dos atores vozes de palavras, caladas por outros em folhas de papel em que “normalidade” e convenções enformam comportamentos e estados mentais, entre a exposição e a renúncia. Um livro esmagador.» | Luísa Mellid-Franco, Expresso/Atual.

Editora: Oficina do Livro (2013)
Comprar: Wook