A Cidade no Bolso
FacebookTwitterGoogle+

A Cidade no Bolso

Obra vencedora do Grande Prémio de Crónica APE/Câmara Municipal de Beja, 2000.

A Cidade no Bolso é um conjunto de textos que Mário Cláudio foi escrevendo sobre o Porto, cidade onde nasceu e reside, datados de 1985 a 1997, organizados como se da montagem de uma exposição se tratasse, por Laura Castro.

Textos que «balançam entre o acidental e o perpétuo», escritos num movimento que «arrasta factos de outras épocas e os confronta com aqueles a que assistimos». É assim uma espécie de guia pessoal para um melhor conhecimento do Porto e dos seus lugares, de «perfeição» mas também de «imperfeição», as suas praças e bairros, as margens do rio, os seus jardins, casas e igrejas, mercados e museus, cafés e restaurantes, alguns escritores e artistas que lhe estão ligados, as gentes e os hábitos. Com fotografias de Luís Romão.

«Mário Cláudio evoca com grande serenidade de escrita e de emotividade muitos dos lugares de perfeição e de opção ou alguns dos vultos mais ilustres que se destacaram na vida da cidade. Mas sem nenhum excessivo ou despropositado bairrismo literário e apenas com esse sentido de louvação e redescoberta de tudo o que do Porto por aqui se pode sempre reencontrar nas sombras e lugares de muitos passos que se perderam no fio incessante da sua História». | Serafim Ferreira, A Página da Educação.

Editora: Campo das Letras (2000)
Comprar: Wook