9789722013086
FacebookTwitterGoogle+

A Casa da Cabeça de Cavalo

Obra distinguida com Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, 1995; e shortlisted para o Prémio Europeu de Romance Aristeion, 1996.

Direitos vendidos para: Croácia, Roménia.

Se em O Cavalo de Sol o cavalo era símbolo da sexualidade, do impulso erótico e da energia vital, neste romance o cavalo é símbolo do tempo, e finalmente da morte. Mas o livro é uma celebração da vida, tanto mais preciosa porque é efémera.

Em tom de comédia são narradas múltiplas histórias da família que habitou a Casa, e damos conta da sucessão das gerações e da mudança das mentalidades, enquanto o período temporal do século XIX ao XX passa velozmente, num teatro interior, imaginário, e num teatro exterior em que as personagens encenam, recriam e reinventam papéis, entrelaçando a História colectiva com as histórias pessoais de que a vida é feita.

Publicado pela primeira vez em 1995.

«A admirável cena espectral que Teolinda Gersão constrói para o deslumbramento do leitor é fundamentalmente uma recuperação da morte pela corrida insensata do cavalo. É assim sem surpresa que vemos nos jornais que o júri do Grande Prémio de Ficção distinguiu A Casa da Cabeça de Cavalo. Trata-se da consagração muito justa de um escritor que em 95 publicou o seu melhor livro.» | Eduardo Prado Coelho, Público.

«A isso se chama ficção, a “ficção da verdade”. O jogo a que aqui nos entregámos conduzidos pela mão livre e segura de uma infatigável e magnífica contadora de histórias.» | Fernando J. B. Martinho, Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Editora: Publicações Dom Quixote (1996 (2.ª edição))
Comprar: Wook